Acessibilidade

Você sabia que o novo site do Vestibular UPF foi desenvolvido com recursos de acessibilidade para usuários?

Acessibilidade para a web significa adaptar o ambiente digital para que todos possam visualizar, navegar e interagir de maneira efetiva com seu conteúdo. 
O termo acessibilidade remete também às recomendações do W3C (World Wide Web Consortium), que padronizam a criação e a interpretação dos conteúdos on-line e facilitam o acesso dos usuários aos sites, independentemente de estes terem alguma deficiência ou não. 
Por meio de um conjunto de adequações, que compreendem desde o tamanho da fonte até os recursos utilizados na página, os websites se preparam para atender às necessidades de seus usuários.

Recursos de acessibilidade

O site do Vestibular UPF foi projetado com recursos que visam facilitar o acesso por pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.
Ao acessar o site, o usuário encontra o botão Pular para Conteúdo, que serve de atalho para os conteúdos destaque da página, para casos em que desejar pular os demais itens navegacionais. 
O menu foi ordenado para possibilitar a navegação nas páginas de forma mais objetiva e intuitiva. Todas as imagens são acompanhadas por uma descrição, garantindo a compreensão do que está sendo retratado.
Para que o usuário não precise buscar pelos botões de navegação na tela, podendo concentrar-se apenas na informação, está sendo disponibilizada a Navegação via teclado, que pode ser acessada por meio de teclas de atalho (TAB).
Além disso, nem são utilizados Modais (imagens ou textos que aparecem sobrepostos ao conteúdo do site), nem Flashs, pois suas características impossibilitam o acesso dessa parte do conteúdo a deficientes visuais.

O usuário também pode utilizar a ferramenta de aumento e diminuição de fonte do próprio browser. Os comandos para isso são:

Pressione Ctrl + para aumentar o tamanho da fonte;
Pressione Ctrl - para diminuir o tamanho da fonte;
Pressione Ctrl 0 para que a fonte retorne ao tamanho original.

Pensando nesses e em outros desafios enfrentados por seus acadêmicos, a UPF também conta com o Setor de Atenção ao Estudante (SAES). Clique aqui e saiba mais sobre ele!